Esse tal CRAUDFUNDS, o CARTAZE

A partir desta semana, aqui no Manjericcão, postarei uma série de artigos sobre financiamento coletivo. Mais precisamente dele dentro do mercado de quadrinhos brasileiro. Em outras palavras, sobre o Catarse, que já virou sinônimo do famoso “crowdfunding” aqui no Brasil.

A ideia é debater sobre sua essência, seu impacto no mercado, discutir formatos de campanhas, falar sobre cada etapa do processo, compartilhar experiências, dar dicas a quem planeja se aventurar por essas águas e cagar um monte de regras… ok, isso não. Pelo menos não intencionalmente.

Serão oito temas postados semanalmente a partir deste Sábado:

1. Pela união de seus poderes, eu sou o financiamento coletivo!
Qual é a verdadeira essência do Financiamento Coletivo? Podemos considerá-lo uma pré-venda de um produto ou serviço? Afinal, estamos juntando dinheiro ou pessoas? E como a definição de um conceito pode interferir na elaboração de um projeto?

2. O primeiro passo é pensar…
Como criar uma identidade pro projeto? Como desenvolver um objetivo e conseguir transmiti-lo com sucesso? Você vende um produto ou uma ideia?

3. Descomplicando a matemática do crowdfunding
Quanto pedir em um projeto? Quanto custa é diferente de quanto você precisa? Como conciliar custos, valores, recompensas, metas e toda uma subjetividade matemática na cabeça das pessoas?

4. Olá, meu nome é crowdfunding, mas vocês podem me chamar de Cráudio.
Como bolar uma boa apresentação de campanha? O que deve conter no vídeo? E no texto? Como utilizar imagens para ajudar a transmitir informações?

5. Você tem um minuto para ouvir a palavra d…
Como planejar uma divulgação de campanha de financiamento coletivo? Como construir um público? Qual a importância do kick inicial? Onde, como, quando, como, pra quem e COMO divulgar o seu projeto?

6. Os estágios catárticos de uma campanha
Como preparar sua mente, alma, corpo e horários para sobreviver a uma campanha? O que fazer quando os ventos param de soprar? Quando vale a pena intervir? Quando vale a pena desistir? O que ocorre na reta final?

7. Terminei, Catarse! Pode vir me limpar!
Como agir após a finalização de uma campanha bem sucedida? Quais são os processos? Quais os erros mais comuns? Que tipo de pedras você pode encontrar no caminho?

8. Afinal, o financiamento coletivo vale o esforço?
Você planeja, escreve, desenha, edita, revisa, diagrama, monta, imprime, divulga, vende, embala, distribui e se pergunta: e aí, vale todo esse esforço ou é melhor ir atrás de uma editora?

Se você estiver lendo isso no presente, cada título aí em cima tem o link direto para cada um desses posts. Se você estiver lendo isso no passado, aproveite e dê uma olhada no nosso projeto que estava no Catarse (e que já foi financiado… valeu! =D)

minibanner

7 comentários em “Esse tal CRAUDFUNDS, o CARTAZE

Adoramos comentários, que tal deixar o seu?