A Samurai – Caligrafia japonesa, a cereja do bolo

 

Meu mês de outubro foi quase todo dedicado à finalização da HQ A Samurai. Não houve um só dia que eu não tenha pensado nos detalhes do nascimento da nossa querida Michiko (ok, confesso que pensei nisso o ano inteiro).

Um desses detalhes, que eu sempre fiz questão, foi adicionar duas páginas com títulos entre os capítulos da HQ, para que a passagem de um traço para o outro fique bem marcada. Como cada capítulo tem um nome em português, escolhi, com a ajuda do Jo Takahashi, 8 kanjis (ideogramas japoneses) que representam cada um dos momentos da história e decidi que todos deveriam ser escritos em shodô (caligrafia japonesa).

Devo dizer que há uma semana (hoje é 21/10/2015) eu não tinha encontrado a pessoa certa para executar tal tarefa – afinal, são anos de estudo para escrever com pincel e nankin. Foi então que, mais uma vez, o Jo Takahashi me ajudou e indicou o artista Elcio Y Yokoyama, uma pessoa muito talentosa, atenciosa e disposta a ajudar (mesmo com um prazo apertadíssimo). Ele simplesmente fez todo o trabalho (10 kanjis + o título da HQ) de um dia para o outro!

Visite a fanpage do Elcio Y Yokoyama

O mais surpreendente dessa história é que ele é hexacampeão brasileiro de shodô – ou seja, ele não veio apenas para resolver o meu problema, mas sim para integrar o grupo de artistas que fizeram esse projeto ser incrível!

Eu só tenho a agradecer ao Elcio por ter aceitado participar dessa loucura e ter realizado um trabalho lindo. Por enquanto, deixarei apenas uma amostra do resultado dessa parceria – os outros ficam para quando você tiver a HQ em mãos.

A Samurai - Caligrafia japonesa, a cereja do bolo

A Samurai - Caligrafia japonesa, a cereja do bolo

Deixe uma resposta